domingo, 5 de dezembro de 2010

O Daniel alimenta-se apenas do leite da mãe...

Andei na net a tentar perceber mais coisas sobre a amamentação.

Texto retirado na net:
"ALIMENTAÇÃO DURANTE A AMAMENTAÇÃO
Existem muitos mitos e tabus relacionados à dieta da mãe que amamenta. A primeira recomendação é a de que nenhuns alimentos (excepto bebidas alcoólicas e cafeína) devem ser excluídos da sua dieta habitual, só porque está a amamentar. O principio básico da alimentação da mãe que está a amamentar é garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários para a saúde. Não obstante, deverá ter alguns cuidados alimentares pois a alimentação da mãe é muito importante nos 2 ou 3 primeiros meses de vida do bebé, uma vez que vai interferir directamente na amamentação. Se a mãe tiver certos cuidados com o que come, a incidência de cólicas no bebé será muito menor.Fazer dietas restritas não é recomendado enquanto está a amamentar. A produção de leite consome muita energia. Uma mãe em fase de amamentação produz entre 800 e 1200 mililitros de leite por dia, (só para ter uma ideia, para cada litro de leite que a mãe produz há um gasto de 900 calorias). Dessa forma, a mulher que amamenta exclusivamente ao peito tem um gasto energético extra que vai ajuda-la a voltar ao seu peso normal mais rápido, sem dietas.Coma: muita fruta, muitas verduras e legumes, nozes, queijo branco (ricota), leite desnatado, mel, pão integral, aveia, fibras, em geral, beba água!Evite ao máximo: doces, chocolates, fritos, enlatados, condimentos, coisas gordurosas alimentos que fermentem, amendoins, pipocas, etc. carnes pesadas, carnes cruas, legumes que provocam gases: espinafres, repolho, pimentão, etc., sushi, camarão, lagosta, frutos do mar, tudo o que for de digestão difícil; não beba refrigerantes, refrescos, bebidas industrializadas.Evite: massas, pizzas, bolos, muitas carnes, feijão e bebidas alcoólicas."

2 comentários:

Ministério da Saúde disse...

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!


Atenciosamente,

Ministério da Saúde

Luna disse...

Acho que está td a correr tão bem, facto de teu filho beber leite materno é a melhor dieta podes fazer, alem de te ajudar barriga e utero ir ao sitio mais rápido, ajuda tb a perder peso. Util beber água frequemente. comer com qualidade tal como na gravidez.
Na minha pediatra na Clip os Rc tem prioridade a outros bebes, tb andei no Vitor Póvoa com o mais velho tb funcionava assim.