quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Hipotiroidismo

Quando comecei em 2005 as consultas na ginecologista, mandou-me efectuar analises à tiroide (eu nem sabia bem o que era a tiroide, sou sincera)....resultado: valores a baixo do normal...reencaminhada para o endocrinologista.
Diagnostico - Hipotiroidismo....o que é isto?nunca tinha ouvido falar....pois é, lá o médico explicou tudinho porque este é um problema que aparecendo , será para toda a vida.....fiquei meio em choque...a palavra para toda a vida é muito forte...mas passado um tempo e analisando bem a questão desde que feito o tratamento não é nada demais.
Ora nós temos, na nossa garganta um orgão - a tiroide - que tem a forma de uma borboleta, este orgão produz para o nosso organismo 2 tipos de hormónios, o t3 e o t4 que são essencias para o nosso organismo.
Deixando a tiroide de produzir um destes hormonios ou os dois (no meu caso não produz t4), deixando de trabalhar ela não volta mais a funcionar até ao resto da vida, sendo que neste caso o tratamento é tomarmos o medicamento receitado pelo endocrinologista(eutirox, no meu caso), todos os dias de manha antes do pequeno almoço (20 minutos).
Este medicamento, vai substituir a tiroide, ou seja, vai dar ao nosso organismo aquilo que a tiroide não está a dar e que é muito importante para a nossa vida.
Este medicamento passa a fazer parte da nossa vida, do nosso dia.a.dia.
É muito importante sabermos se a nossa tiroide está a funcionar bem isto porquê:

porque caso não esteja este mau funcionamento ou mesmo falta dele causa:

-infertilidade
-depressão - em ultimo caso pode levar a pessoa mesmo ao coma
-falta de concentração
-dificuldade de aprendizagem
-Engordar
de entre outras que agora não me recordo mas basta estas para verem o quanto temos de dar importancia à nossa tiroide.

Tenho este problema (doença), à 2 anos (desde que tive conhecimento) e faço o tratamento direitinho pelo que não tenho qualquer sintoma de hipotiroidismo.
Quando estiver gravida assim que tiver conhecimento terei que ir logo ao endocrinologista para me ajustar a dose do eutirox.

PS - as gravidas qd têm hipotiroidismo e não têm conhecimento disso ou seja, não sabem que têm o problema, os bébés podem nascer com problemas de aprendizagem, daí mais uma razão para nunca se esquecerem de pedir aos vossos medicos para fazerem analises á tiroide ....é andar sempre com ela controladinha.

beijinhos e espero ajudar alguém com esta minha experiencia

(peço desculpa a falta de acentos mas no pc esqueço consecutivamente de os colocar)
Pipoca

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá
Tenho 62 anos, fui operada o ano passado á tiroide e tb a bocio muldinodular. Depois da alta hospitalar...fui internada com uma hipocalcemia. Ainda hoje o valor do calcio esta abaixo do valor minimo e tenho fortes dores musculares. Tomo o letter td os dias mas a minha TSH esta nos 9,40