terça-feira, 11 de maio de 2010

Feita a eco das 12 semanas







Pois é, já fiz a ecografia das 12 semanas às 12 semanas e 1 dia....hoje já conto 12 semanas e 2 dias.....estou ansiosa pelas 13 semanas.
Na ecografia está tudo aparentemente normal, agora tenho de levar o relatório ao meu médico e ele sim dirá se está tudo bem efectivamente.
Vi os braços e mãos e os 5 dedinhos de cada mão, assim como os pés e as pernas, vi a face, o nariz.
O médico viu se aflito para tirar as medidas porque a minha pipoca náo parou quieta 1 minuto, mudava constantemente de posição e dava saltos...o medico ja estava a ficar doido pq nao conseguia fazer nada.
Nesta ecografia já se vê um bébé, é muito diferente das anteriores.
Aqui ficam os dados da minha ecografia:


IDADE GESTACIONAL PELA DUM: 12 semanas e 1 dia
DPP PELA ECOGRAFIA: 21 de Novembro 2010
ACHADOS: feto vivo - actividade cardiaca fetal presente

FHR: 165 bpm

COMPRIMENTO CRÂNIO-CAUDAL (CCC) : 63,0 mm ( 6,30 cm)

TRANSLUCÊNCIA DA NUCA(TLN): 2,20 mm

DIAMETRO BIPARIETAL(DBP): 22,0 mm

PERIMETRO CEFÁLICO(PC): 80,0 mm

PERIMETRO ABDOMINAL(PA): 65,0 mm

COMPRIMENTO DO FÉMUR(CF): 9,0 mm
PLACENTA: Predomínio anterior

LIQUIDO AMONIOTICO: normal

CORDÃO UMBILICAL: normal

OSSOS DO NARIZ: presentes

CRÂNIO/CEREBRO: aparentemente normal

COLUNA: aparentemente normal

ABDÓMEN: aparentemente normal

ESTÔMAGO: Visível

BEXIGA: Visível
MÂOS: ambos visíveis

PÉS: ambos visíveis

RISCO ESTIMADO DE TRISSOMIA 21:
RISCO BASAL(Leva em consideração idade materna): 1:409
RISCO CORRIGIDO(leva consideração o rastreio da ecografia): 1:683

TRISOMIA 18:
risco basal: 1: 995
risco corrigido: 1:2949

TRISSOMIA 13:
risco basal: 1:3121
risco corrigido: 1: 11944

COMENTÁRIOS:
- gravidez unifetal em evolução
- biometria compativel com a amenorreia
- TN-2.2 mm, inferior ao P.95 para o CCC
Em relação ao sexo não consegui convencer o ecografista a dar me um palpite....disse que nesta eco nnunca diz o que é...

1 comentário:

o meu! disse...

Olá!

Ainda bem que está tudo bem.

Felicidades,
Ana e Gonçalo